Qual bicicleta comprar?

Vamos começar pela pergunta mais importante para quem ainda não possui uma duvidabike: qual bicicleta comprar? Essa, na verdade, é uma pergunta bem difícil de responder. Não existe mais aquela de chegar num grande magazine e comprar uma bicicleta aro 26” de marcha ou uma 29”. Quando você vai a um especialista ele te explica que não é assim que funciona. Não é só chegar e comprar a primeira bicicleta que vê, a mais barata ou a mais bonita. Portanto, vou tentar explicar como isso funciona e qual a bicicleta mais “ideal” para você.

Qual a sua finalidade?

Você quer uma bicicleta para passear, dar uma volta no calçadão, ir trabalhar, quem sabe pegar uma estrada ou fazer uma trilha?

Se você esta pensando: “nossa as bicicletas são todas diferentes para essas finalidades”. É exatamente isso! Uma bicicleta para um pedal longo numa rodovia, por exemplo, é completamente diferente de uma bicicleta para uma trilha.

Não estou querendo dizer que uma bicicleta para trilha não sirva para você ir trabalhar, só estou querendo te ajudar a encontrar a bike que melhor atenda a sua finalidade.

Para começar não é só o tamanho do aro que define a bike, temos que levar em conta outras medidas, uma das mais importante delas, o tamanho do quadro, é a altura da abraçadeira de selim até o meio do movimento central. No mercado dependendo da marca temos em um mesmo modelo de bicicleta vários tamanhos, outras possuem tamanho único,  vou usar uma bicicleta da Caloi como exemplo.

A Caloi Explorer aro 29 possui três tamanhos de quadro diferentes 15, 17 e 19. A sua escolha é determinada pela sua altura. Outros modelos podem trabalhar com numeração par ou até mesmo letras, S (small), M (medium) ou L (large) do inglês, ou mesmo P, M, G em português. Só olhar no site ou manual o tamanho em polegadas ou centímetros que se refere cada letra.

medidaQuadro

De forma bem grosseira vou deixar uma tabela com os tamanhos de quadro em relação à altura.

Altura média do ciclista

Metros

Tamanho do quadro

Mountain bike em polegadas

Tamanho do quadro

Estrada em centímetros

1,50 14 48
1,60 16 50, 52, 54
1,70 17 ou 18 54, 55, 56
1,80 19 ou 20 57, 58
1,90 21 ou 22 60, 62

Estes valores são apenas para referencia recomenda-se fazer um bike fit para medidas mais adequadas. Vou deixar um link que eu gostei muito onde pode fazer esse bike fit de forma simples e rápida. http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/

Então a partir de agora vou dividir essas orientações em quatro paginas.

Só você clicar na que melhor defina sua finalidade.

Deixe um comentário